Atenção à sua esquerda! O clássico está a solta. Por todos os lados o vermelho dos ônibus se perde entre as figuras dos taxis pretos, dos pubs e até mesmo dos punks, e de repente na simplicidade do momento um prédio de incrível beleza apresenta um fato curioso: as janelas foram fechadas com uma parede de tijolos deixando somente à mostra a armação de um passado bélico.

O Reino Unido é dos impostos altíssimos. Fato! No século 18 e 19 foi introduzido um novo imposto, o imposto sobre as janelas para financiamento de guerras. A quantidade de janelas indicava a classe social dos residentes e por conseguinte determinava o valor do imposto sobre a propriedade. A solução encontrada para evitar esse imposto foi o fechamento das janelas com tijolos. Muitos proprietários ou locatários usaram desse artifício – evasão fiscal não é jóia rara, causando muitas controvérsias no campo médico, filosófico e político. Era o tempo do Iluminismo e da poderosa Europa das guerras.

Londres é revistar o passado em um presente imortalizado. Uma atmosfera cinzenta e ainda essencialmente clara. Clara na sua força. O seu minimalismo é acolhedor, íntimo e reservado. Londres é viver à revelia do tempo. É poesia livre.
