Com a mala desfeita, desbravar Londres é tudo o que você deseja. Independente da hora, rua é o que você precisa ter. Há rios escondidos por toda Londres e navegar é preciso diria o Pessoa. Ao Pé de Londres, da pé!
Em um retrato medieval, Londres nasceu Londínio. De lutas e heróis, pulsam na Cidade de Londres – não confundir com a Cidade de Westminster, o bravo e o anônimo. Caminhando pelas ruas a Catedral de St Paul é a referência, o destino é um parque na St Martin’s le Grand, o Postman’s Park, no qual um memorial comemora a bravura de alguns homens e mulheres que morreram para salvar outras vidas. O memorial aberto em 1880, detalha em cada mosaico de azulejo o ato heróico cometido por cada pessoa lembrada. As histórias trágicas documentadas são emocionantes, com casos de crianças envolvidas em afogamentos, incêndios e acidentes de trem. É um espaço de reflexão, onde pessoas simples mas ainda extraordinárias são lembradas em um lugar lindo e sereno – a uma curta distância da Catedral de St Paul – 8 minutos andando.

Postman’s Park

Postman’s Park
Continuando a 15 minutos de Postman’s Park, Leadenhall Market é um lugar que simboliza o período de ocupação romana. No seu passado glorioso, comercializava se carnes, aves, grãos, ovos, manteiga, queijo, algodão, e o monopólio do couro e dos talheres. Com o Grande Incêndio de Londres em 1666, o prédio foi destruído, e a sua nova instrutura ganhou um elegante telhado. Depois de séculos de sucesso o mercado ainda vive uma vibrante atmosfera onde lojas, cafés e vários pubs continuam a fazer do local um destino popular para trabalhadores locais e turistas.
Neste mundo Londres, onde com os séculos, o antigo e o novo coexistem numa simbiose de vidro e concreto, a arquitetura proeminente reflete luz, maximiza espaços e populariza os arranha-céus. Novos prédios foram apelidados de acordo ao formato de suas estruturas e estabelecem se como referência no cenário urbano. A 4 minutos de Leadenhall Market, um prédio ainda em construção popularmente conhecido como Walkie Talkie, do alto dos seus 36 andares, tem um jardim botânico com 360 graus de vista panorâmica, sofreu um revés recentemente com os reflexos da luz do sol derretendo partes de carros estacionados na sua proximidade.
Erros modernos!
Ainda na mesma região, outro prédio de destinto reconhecimento da moderna arquitetura é o Gherkin, o Pepino em português, símbolo irônico do centro financeiro da cidade. Infelizmente não está aberto para visitação. Outros prédios e apelidos são: Cheesegreater – Ralador de Queijo; The Shard Glass – Cacos de Vidro; Stealth Bomber – Bomba Invisível; The Prawn – O Camarão, e muito mais.
Com tanta história, ao fim dessa aventura visitar um pub seria o desejado. Melhor sugestão? City of London Distillery. Nas proximidades da Catedral de St Paul essa destilaria, é a primeira em 200 anos, oferece um menu com aperitivos e uma inebriante lista de cocktails a base de gin. O meu ponto alto é: Singapore Sling Cocktail – house gin, citrus, pineapple, Benedictine, cherry, bitters.

Destilaria Cidade de Londres
Há mais de 2000 anos, Londres é herança, é avant-garde, é resiliência. Londres ecoa seu acorde, seu contraste. Nada é o que parece ser. Corre por Londres vários rios, corre por Londres varias vidas.
Metrô: St. Paul’s
Achei encantador o cuidado e zelo com as palavras e fotografias exibidos!
Muito obrigado…A cidade inspira emoções e muitos desejos…